A história por traz do Hino do seu time

 Você sabe o hino do seu time de futebol?

E a História desses hinos!? 




Então você provavelmente conhece os hinos dos times de futebol brasileiro, aquelas músicas que embalam as torcidas nos estádios e nas ruas. Mas você sabe como surgiram esses hinos? Neste post, vamos contar um pouco da história dos hinos dos clubes de futebol no Brasil, desde as suas origens até as curiosidades e os ritmos que os caracterizam.


Os hinos dos clubes de futebol no Brasil são um capítulo instigante da música e do esporte no país. Eles expressam valores culturais, históricos e regionais de cada time e de cada torcida. Eles também revelam a paixão, o orgulho e a identidade dos torcedores com os seus clubes do coração.


Muitos desses hinos só surgiram depois de anos de história do clube, e alguns foram substituindo os hinos originais ao longo do tempo. Por exemplo, os hinos dos clubes cariocas foram compostos por Lamartine Babo na década de 1940 como marchinhas em homenagem a cada um deles. O sucesso foi tão grande, que logo se tornaram os hinos oficiais de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.


Outros clubes também tiveram seus hinos criados por compositores famosos ou renomados. O autor do hino atual do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense é ninguém menos que Lupicínio Rodrigues. O português Roberto Leal assinou o hino da Portuguesa de Desportos. E o maestro Tom Jobim foi o responsável pelo arranjo do hino do Santos Futebol Clube.


Os estilos musicais escolhidos para representar os clubes em seus hinos também variam bastante, de acordo com as influências regionais e temporais. As marchinhas de Lamartine Babo carregam a estética das marchas carnavalescas da época em que foram criadas, agregando a síncope rítmica do samba com a marcação da marcha militar de origem europeia. Já dentre os hinos dos clubes do sul do país há uma certa predominância da marcha militar. Em São Paulo, observamos uma mistura de influências. Os hinos do São Paulo e do Palmeiras têm estilo europeu, enquanto os do Corinthians e do Santos são típicas marchas-rancho. Os clubes da região Nordeste também utilizam ritmos brasileiros, como o hino do Sport de Recife que é um frevo.


Os hinos dos times de futebol brasileiro são mais do que simples canções. Eles são expressões de amor, orgulho, identidade e tradição dos torcedores e dos clubes que representam. Hinos são, portanto, um capítulo instigante da música e do esporte no país. Eles são parte da identidade e da memória coletiva dos torcedores e dos clubes. Eles são a voz da paixão que move o futebol.


Enfim, são tantas as características regionais dos hinos dos clubes de futebol, que o tema suscita um estudo mais completo. Mas para além do retrato da cultura local, os estilos musicais escolhidos para representar os clubes em seus hinos, parecem estar afinados com o estilo de jogo de cada time. Embora o futebol, de maneira geral, esteja trilhando um caminho em que a força física tem predominado sobre o que costumamos chamar de futebol arte, o estilo de jogo aguerrido característico dos clubes do Sul parece ser movido pelas marchas militares, enquanto o estilo mais leve e alegre dos times cariocas poderia muito bem ser jogado ao som de marchinhas de carnaval.




E você, qual é o seu time e qual é o seu hino favorito? Conte para nós nos comentários!


Referências:


: [As marchas dos campeões: os hinos dos clubes de futebol no Brasil | UNINTER NOTÍCIAS](https://www.uninter.com/noticias/as-marchas-dos-campeoes-os-hinos-dos-clubes-de-futebol-no-brasil)

: [Frases famosas e curiosidades: série conta a história dos hinos dos 20 clubes do Brasileirão | futebol | ge](https://ge.globo.com/sp/futebol/noticia/frases-famosas-e-curiosidades-serie-conta-a-historia-dos-hinos-dos-20-clubes-do-brasileirao.ghtml)

: [Especial: os 11 hinos mais bonitos do futebol brasileiro](https://www.vavel.com/br/futebol/2014/05/13/349986.html)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandes Jogadores sem Copa do Mundo

Quando o Inesperado Assume o Controle

Os R´s do Brasil